Radiologia

JUSTIFICATIVA
 

Justificativa da oferta do Curso.   A Faculdade Santa Rita de Cássia – IFASC tem como foco central de sua missão a formação e o desenvolvimento humano e profissional, de jovens e adultos, a partir de uma concepção de educação fundamentada nos princípios científicos e inovações tecnológicas, como instrumento de valorização da vida e de inclusão sócio-cultural, política e econômica do cidadão e de promoção do desenvolvimento regional. Entendendo a relevância de sua vocação, e, por seu alto compromisso com a valorização do humano e a promoção do desenvolvimento sócio econômico e cultural do Centro-Oeste do país, a IFASC se firma no objetivo de expandir com qualidade, viabilizando a inclusão social.

Nesse sentido, foi feito um levantamento de mercado para poder oferecer cursos que atendessem às demandas dos cidadãos, do mercado de trabalho e da sociedade que teve como objetivo, buscar junto à sociedade organizada da cidade, alunos de nível médio, de órgãos públicos, informações que servissem de subsídios às decisões de criação de cursos que tivessem boa demanda no vestibular.

A Faculdade Santa Rita de Cássia – IFASC propõe-se ministrar o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia visando contribuir com o desenvolvimento ora demonstrado.

O curso visa formar profissionais de nível superior que dominem os fundamentos científicos e tecnológicos da produção, imagens radiológicas, através das técnicas de raios-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Ultra-Sonografia.

Ainda, formar profissionais em nível de Educação Superior que desempenhem suas atividades com a utilização de técnicas radiológicas, através do manuseio de aparelhos de raios-X de produção de imagens, objetivando auxiliar o diagnóstico médico ou outros setores de trabalho que lidam com a radiologia. Os egressos do curso podem ser absorvidos nos respectivos postos:

- Operação de equipamentos de Radiologia Convencional;

- Operação de equipamentos de Mamografia

- Operação de equipamentos de Tomografia Computadorizada;

- Operação de equipamentos de Densitometria Óssea;

- Realização de exames, desde o preparo do paciente à obtenção da imagem nestes   equipamentos;

- Recepção, preparo e orientação de pacientes para exames de diagnóstico por imagem;

- Gerenciamento de serviços de diagnóstico por imagem;

- Pesquisa e implementação de tecnologia em imagem médica.

 

CONCEPÇÃO, FINALIDADES E OBJETIVOS DO CURSO.

O curso visa preparar profissionais para atuarem na área da radiologia que sejam dotados de senso crítico, ética e responsabilidade e que lhes permitam tornar um agente transformador da realidade, na promoção da saúde e na busca da melhoria da qualidade de vida da população.

O curso visa ainda à formação de um profissional apto a atuar em um mercado competitivo e em constantes transformações, adequados à realidade nacional e regional, capaz de interagir à dinâmica das mudanças de contexto social, político, econômico e cultural, adquirindo conhecimentos técnicos associados às competências profissionais;

O aluno entrará em contato com as técnicas e tecnologias mais modernas e inovadoras solicitadas pelo mercado para executar as técnicas radiológicas, no setor de diagnóstico; radioterápicas, no setor de terapia; radioisotópicas, no setor de radioisótopos; industrial, no setor industrial e de medicina nuclear. Esse profissional poderá gerenciar os serviços e procedimentos radiológicos, atuando conforme as normas de biossegurança e radioproteção em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, policlínicas, laboratórios, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares.



PERFIL DE EGRESSO

 

Ao final do curso, o profissional deverá ter como atribuições essenciais à prevenção, proteção e recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades associadas ao diagnóstico e ao tratamento de doenças através das técnicas relacionadas à radiologia e Imagenologia.

O profissional deverá compreender as diferentes concepções da saúde e enfermidade, os princípios psicossociais e éticos das relações e os fundamentos do método científico; distinguir âmbito e prática profissional, inserindo sua atuação na transformação de realidades, em benefício da sociedade.

Deverá ser um profissional com os seguintes conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades:


a) Capacidade de realizar procedimentos de aquisição de imagens  em Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética Nuclear, Mamografia, Densitometria Óssea, Radiologia Convencional e Radiologia Odontológica.

b) Capacidade de desenvolver atividades de pesquisa na área de Radiologia.

c) Implantar e Coordenar Serviços de Diagnóstico por Imagem, seguindo os Princípios de Empreendedorismo e Gestão aplicada à área.

d) Identificar, avaliar e dar o encaminhamento para o reparo dos equipamentos radiográfico variados.

e) Realizar treinamento para equipes de trabalho dentro da sua área de atuação.

f) Supervisionar as aplicações das técnicas radiográficas.

g) Interagir com equipes multidisciplinares em seu ambiente de trabalho