Ciências Contábeis

FINALIDADES DO CURSO

O curso de graduação proposto visa formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas Contábeis,

Este panorama atual revela uma grande abertura para a área, justificando assim a solicitação de autorização do referido curso, tendo em vista uma proposta curricular atenta às necessidades gerais e regionais, objetivando a formação de profissionais aptos ao atendimento das reais demandas de marcado da região.

A finalidade do curso é a formação de bacharéis capazes de atuar na região, atendendo às demandas próprias da ecologia e economia locais.

 

OBJETIVOS

       Formar bacharéis com uma sólida formação teórica e prática, e capazes de assumirem seu papel público e social frente às exigências e desafios da realidade do mercado de trabalho cada vez mais diversificado e competitivo.
 

ESPECÍFICOS

    Desenvolver conhecimento técnico à luz das dimensões sociocultural, humanística e crítica de forma positiva, e como instrumento útil e efetivo de participação social;

    Analisar criticamente o sistema Contábil, alicerçado nos princípios éticos,da legalidade das normas;

    Desenvolver ciência da realidade social e dos problemas da região em que habita, procurando nela intervir com base no conhecimento, nos valores sociais e tributários;

    Desenvolver raciocínios de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos;

    Desenvolver raciocínio verbal, facilidade de linguagem, argumentação, fluência verbal, iniciativa e domínio da linguagem escrita;

 

PERFIL

 

DISCENTE

 

O estudante do Curso de Ciências Contábeis deve fundamentar sua aprendizagem na observação dos fatos que servem de embasamento à realidade técnica que irá manejar, não podendo dissociá-la do quadro social no qual atuará, nem ignorar a análise crítica dos reflexos que as situações do mercado de trabalho  podem produzir na economia de forma globalizada.

Assim posto, o desafio proposto ao estudante ultrapassa a simples possibilidade de reconhecer a superação do profissionalismo tradicional, pois lhe impõe a tarefa de repensá-lo em consonância com as contínuas mudanças da área, a exigir a construção de novos paradigmas capazes de solucionar as questões de conflito oriundas da revolução tecnológica, especialmente na área das relações internacionais, eletrônica, informática, , dentre outras, sem esquecer a necessidade de uma profunda formação ética.

O novo profissional de Ciências Contábeis, fugindo ao excessivo formalismo, ao apego aos modelos legais previamente postos, deve adaptar-se à dinâmica do mercado de trabalho, para o qual há de preparar-se de forma adequada assegurando-lhe o pleno exercício de sua cidadania e o respeito pelos seus concidadãos, habilitando-se a pensar e a produzir:

Desta forma ao fim do curso de Ciências Contábeis, o acadêmico deve estar preparado para ingressar na realidade de um mercado de trabalho dinâmico e competitivo, em que dele serão exigidas não apenas as habilidades técnicas pertinentes à profissão, mas também, uma visão criativa e  humanista.                     

                                                                                               

PERFIL DO EGRESSO

 

O Egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Rita de Cássia será um profissional com elevada capacidade técnica, analítica e científica, capaz de combinar com raciocínio lógico e de forma multidisciplinar a formação teórica e instrumental, além de compreender, decidir e ajustar-se ao ambiente, visando o desenvolvimento das entidades econômicas, responsabilizando-se em promover o bem-estar social, pautado em princípios éticos e legais.

O projeto pedagógico do Curso objetiva a formação do profissional ajustado às mudanças de forma pró-ativa, visualizando as oportunidades e atuando nos novos conceitos da economia mundial, capaz de absorver a aceleração das espaços da nova formatação sócio-econômica mundial.
            O Curso tem por objetivo básico, habilitar o aluno a exercer as atribuições a ele afetas como o planejamento, organização e execução de ações que compõem o amplo leque dessa atividade. Este profissional, além do conhecimento teórico-prático específico de sua área, deverá ainda, desenvolver um espírito humanista crítico e amplo, de modo a contribuir de forma decisiva para a melhoria da sociedade.
          A partir desse objetivo, é esperado o perfil de um profissional competente, um cidadão consciente da realidade complexa que o rodeia e da qual faz parte.

O Egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Rita de Cássia será um profissional com elevada capacidade técnica, analítica e científica, capaz de combinar com raciocínio lógico e de forma multidisciplinar a formação teórica e instrumental, além de compreender, decidir e ajustar-se ao ambiente, visando o desenvolvimento das entidades econômicas, responsabilizando-se em promover o bem-estar social, pautado em princípios éticos e legais.

 O Curso atuará como um centro disseminador de conhecimento, técnicas e posturas, sendo imprescindível a interação dos corpos docente-discente com a comunidade.
           Este profissional terá formação abrangente, com visão global, mas com determinada carga voltada à gestão empresarial. Deverá ser ético e pesquisador, além de possuir uma formação técnico-científica consciente da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.
          Em decorrência de sua natureza multidisciplinar, o Curso propiciará o enriquecimento  intelectual e humanístico de seus corpos docente e discente.
        

A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DESSE CURSO PERMITIRÁ QUE SEJA PROFICIENTE:

     No uso da linguagem contábil;

     Na visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil;

     No uso de raciocínio lógico e crítico analítico para a solução de  problemas;

     Na elaboração de relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários;

     Na articulação, motivação e liderança de equipes multidisciplinares para a captação de dados, geração e disseminação de informações contábeis.