Agronomia

 pdf PORTARIA autorização Curso de Agronomia da IFASC (113 KB)

 

O Curso de Agronomia é um curso eclético, visando à formação de profissionais habilitados em todos os ramos das ciências agrárias, tanto de pesquisa quanto de ensino e extensão rural, em órgãos públicos ou privados. O engenheiro agrônomo é capacitado para atuar nas seguintes áreas:

a) Fitotecnia – desenvolvimento e aplicação de técnicas de manejo e produção de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais; produção de grãos, fibras, raízes, hortaliças, dentre outras.

b) Conservação e Manejo dos Solos – sistemas de cultivo convencional e plantio direto, rotação de culturas, adubação verde, terraceamento e outras técnicas de conservação.

c) Controle Fitossanitário – controle químico, biológico e integrado de pragas e doenças das diversas culturas.

d) Nutrição e Adubação – necessidades nutricionais das plantas, adubação química e orgânica.

e) Processamento e Armazenamento de Grãos e Sementes – instalações e equipamentos para beneficiamento e conservação de grãos e sementes.

f) Melhoramento – obtenção de novos cultivares de plantas através de melhoramento genético e seleção.

g) Paisagismo e Floricultura – cultivo de flores, construção de praças e jardins, arborização, gramados.

h) Topografia – medição de áreas, curvas de nível, planejamento físico.

i) Pecuária – manejo, reprodução e melhoramento animal, formação de pastagens, conservação de forragens, construção de currais, estábulos e silos.

O curso de Agronomia tem como objetivo formar profissionais integrados à realidade de mercado, através da oferta de programas de aprendizagem, que desenvolvam no aluno:

– aptidão para técnicas de produção, melhoramento, proteção e conservação vegetal considerando os fatores ambientais que influenciam os processos de produção;

– competência para a produção sustentável de animais de interesse;

– capacidade para projetar e implantar obras rurais, agrícolas, parque e jardins, sistemas de processamento de produtos agropecuários, através de tecnologias e equipamentos social e ambientalmente apropriados;

– conhecimento para supervisionar, orientar e conduzir o manejo de pragas, doenças e plantas concorrentes de forma ambientalmente adequada;

– habilidade para administrar e gerenciar o agronegócio;

– habilidade para elaborar e conduzir projetos de manejo e conservação dos recursos solo/água de maneira sustentável;

– responsabilidade para atuar na comunidade de maneira crítica, moral e social, desenvolvendo os princípios e valores enfocados na missão da Instituição;

– produzir conhecimento científico através da condução de projetos de pesquisa;

– atuar junto à comunidade na melhoria da qualidade de vida, das condições da produção e de comercialização de produtos agropecuários.